Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Sleeping Giants diz que campanha fez 50 anunciantes desistirem da Jovem Pan

Emissora é alvo de inquérito que investiga disseminação de desinformação com potencial de incitar atos antidemocráticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Balanço realizado pelo Sleeping Giants Brasil afirma que a campanha do grupo pela desmonetização da Jovem Pan fez com que 50 empresas desistissem de pagar por anúncios publicitários na emissora. A lista inclui gigantes como Tim, Quinto Andar, Burger King, Natura, Oi e Kalunga.

Cópias de e-mails internos da Jovem Pan anexados por advogados da emissora no processo que move contra o Sleeping Giants mostram que somente o cancelamento dos anúncios da Toyota e da Caoa Chery levaram à perda de mais de R$ 837 mil em um único mês. Os documentos foram revelados por reportagem do site The Intercept Brasil.

Tutinha nos novos estúdios da Panflix, plataforma de streaming da Jovem Pan, em janeiro de 2020
Tutinha nos novos estúdios da Panflix, plataforma de streaming da Jovem Pan, em janeiro de 2020 - Divulgação-27.jan.2020

A saída dos anunciantes tem acontecido em reação à campanha #DesmonetizaJovemPan, do Sleeping Giants, movimento dedicado a alertar empresas e consumidores sobre empresas acusadas de disseminar mensagens falsas e discursos de ódio.

Logo após a invasão de bolsonaristas aos prédios dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, a Jovem Pan tornou-se alvo de inquérito aberto pelo MPF para investigar a disseminação de desinformação pela rede com potencial para incitar atos antidemocráticos. Na sequência, o grupo anunciou o afastamento de seu presidente, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.