Balanço realizado pelo Sleeping Giants Brasil afirma que a campanha do grupo pela desmonetização da Jovem Pan fez com que 50 empresas desistissem de pagar por anúncios publicitários na emissora. A lista inclui gigantes como Tim, Quinto Andar, Burger King, Natura, Oi e Kalunga.
Cópias de e-mails internos da Jovem Pan anexados por advogados da emissora no processo que move contra o Sleeping Giants mostram que somente o cancelamento dos anúncios da Toyota e da Caoa Chery levaram à perda de mais de R$ 837 mil em um único mês. Os documentos foram revelados por reportagem do site The Intercept Brasil.
A saída dos anunciantes tem acontecido em reação à campanha #DesmonetizaJovemPan, do Sleeping Giants, movimento dedicado a alertar empresas e consumidores sobre empresas acusadas de disseminar mensagens falsas e discursos de ódio.
Logo após a invasão de bolsonaristas aos prédios dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, a Jovem Pan tornou-se alvo de inquérito aberto pelo MPF para investigar a disseminação de desinformação pela rede com potencial para incitar atos antidemocráticos. Na sequência, o grupo anunciou o afastamento de seu presidente, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.