Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Comissão de Inteligência do Congresso vai requisitar documentos de espionagem da Abin

Vice -presidente do colegiado, Renan Calheiros quer identificar se a ferramenta foi usada para perseguir desafetos de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O vice-presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, senador Renan Calheiros (MDB-AL), vai requisitar à Abin (Agência Brasileira de Inteligência) todos os contratos e documentos produzidos a partir do "FirstMile", ferramenta usada para monitorar a localização de até 10 mil telefones celulares.

Segundo o jornal O Globo, a agência não tinha protocolo de uso nem controle de acesso aos dados dos cidadãos. Informando o número de telefone, o programa israelense era capaz de traçar um histórico de movimentação e criar alertas em tempo real. Ele foi usado nos primeiros três anos do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Fachada da sede da Abin, em Brasília
Fachada da sede da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), em Brasília - Divulgação/Abin

Renan Calheiros quer acesso aos documentos para entender qual foi a extensão do monitoramento da Abin. A partir dos relatórios de inteligências produzidos, poderá identificar quais foram os alvos. Com isso, pretende esclarecer se há pertinência com as atividades da agência ou se a ferramenta foi utilizada para perseguir desafetos do governo Bolsonaro.

A comissão mista ainda não foi instalada oficialmente, porque depende da indicação dos deputados, que compõem metade do colegiado.

Outra ação de Renan será dar prioridade à sabatina de Luíz Fernando Corrêa, indicado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a direção-geral da Abin.

A etapa necessária para a nomeação é conduzida pela Comissão de Relações Exteriores, presidida pelo próprio senador. A CRE foi instalada na última quarta-feira (8), mas ainda não tem nova reunião marcada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.