Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Desastre de Mariana poderá gerar compensação para Bahia

Negociadores temem que nova demanda possa atrasar mais assinatura do acordo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fazer uma nova rodada de conversas sobre o acordo pelo desastre de Mariana com os estados envolvidos e deve incluir a Bahia.

Fazem parte das tratativas desde o princípio Minas Gerais e Espírito Santo, mais afetados pelo rompimento da barragem da Vale em 2015, que deixou 19 mortos. Estudos, contudo, mostram que os rejeitos de mineração chegaram aos corais de Abrolhos, na Bahia.

Mergulhador, passa perto de corais, nas águas de Abrolhos (BA), onde equipes do ICMBio estudam a diversidade do local. (Foto: Lúcio Távora/Ba Press/Folhapress) - Ba Press/Folhapress

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que vem coordenando as discussões no governo federal, já conduziu uma primeira reunião com os ministros das áreas envolvidas e propôs o novo debate com os governadores, incluindo a Bahia, que governou até o ano passado.

Umas das alternativas seria parte dos recursos previstos para o Ibama serem direcionados para os corais de Abrolhos.

Participantes das negociações temem que novas demandas atrasem ainda mais o desfecho do acordo, que já se arrasta há anos. Mas integrantes do governo afirmam que a situação da Bahia não será tratada como um cavalo de batalha, e não será levada adiante se puder prejudicar a assinatura.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.