Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PDT pode ter apoio do governo para presidir comissão de Meio Ambiente da Câmara

Ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) discutiu possibilidade com a deputada Duda Salabert (PDT-MG) em reunião na semana passada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada Duda Salabert (PDT-MG) obteve na última quarta-feira (15) uma sinalização do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) de que, se o PT não pleitear a comissão de Meio Ambiente da Câmara, o PDT poderia contar com apoio do governo para comandar o colegiado.

O aceno se dá após circularem informações de que o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP), eleito deputado federal por São Paulo, seria indicado para presidir a comissão —mais tarde, ele negou haver qualquer articulação nesse sentido.

Deputada Duda Salabert (PDT-MG)
Deputada Duda Salabert (PDT-MG) quer presidir comissão de Meio Ambiente da Câmara - Douglas Magno/AFP

Segundo Salabert, na conversa com Padilha, o ministro disse que o PDT tem "grandes chances" de conquistar o espaço. "A ideia é que se o PT não for pleitear esse espaço, que um partido alinhado, do ponto de vista político e ideológico, ocupe essa cadeira, já que ela é fundamental para o desenvolvimento da agenda climática do governo Lula."

Tradicionalmente, o PDT costuma pleitear a comissão de Trabalho. Neste ano, no entanto, o partido decidiu abrir mão do colegiado para disputar o Meio Ambiente, de acordo com a deputada. Ela disse ter recebido apoio do presidente licenciado do partido, Carlos Lupi —atual ministro da Previdência Social.

Caso eleita para o comando da comissão, Salabert disse que sua prioridade será fortalecer a legislação ambiental do país e atualizá-la para o contexto de crise climática.

"É preciso frear o lobby de alguns campos que buscam desmontar a legislação ambiental e aprofundar a crise climática e hídrica no país", afirmou. "Sabemos que esses setores antiambientais têm um lobby muito grande no Congresso. Acho que o primeiro passo é a gente conseguir frear essa agenda que atravessou o Brasil nos últimos 4 anos."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.