Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro vai se dedicar a municípios sem segundo turno em 2024

PL avalia que ex-presidente pode eleger grande número de prefeitos em cidades menores, nas quais ampliou votação no ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve se empenhar especialmente como cabo eleitoral nas disputas municipais do ano que vem em cidades menores, com menos de 200 mil habitantes. A avaliação, segundo o filho e senador Flávio Bolsonaro (PL), é que o ex-mandatário tem grande capacidade de transferência de votos nesses locais.

Assim, a estratégia do PL será priorizar cidades sem segundo turno, em que há expectativa de ele eleger um número maior de candidatos aliados.

O presidente Jair Bolsonaro durante comício de campanha na Praça da Matriz, em São João de Meriti (RJ), em 2022. - Eduardo Anizelli/Folhapress

"Nas cidades menores, ele vai ter dedicação especial, porque o apoio pode transferir 20%, 30% de votos para um candidato que seja aliado nosso na prefeitura municipal", disse o senador ao Painel.

Ainda que tenha vencido em 16 capitais contra 11 do PT, Bolsonaro teve um desempenho eleitoral melhor em cidades menores em comparação com 2018.

De acordo com o senador, o ex-presidente vai dar a palavra final sobre os principais candidatos nos grandes centros. Ele próprio é um dos nomes colocados para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro.

Há uma preocupação especial com o Sudeste, onde, apesar de Bolsonaro ter tido mais votos que Lula, ficou muito aquém da expectativa de sua equipe. Um caso especial é Minas Gerais.

"A gente esperava uma votação maior no Sudeste, que não veio. Alguma coisa também a gente tem que fazer uma reanálise para dar mais atenção para esses grandes centros", disse Flávio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.