Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus Itamaraty

Brasil mantém em banho-maria ação que poderia ajudar mulheres presas na Alemanha

País recebeu há dois anos convite para juntar-se à agência europeia sobre justiça criminal, o que poderia agilizar compartilhamento de informações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Integrantes da Procuradoria-Geral da República afirmam que o caso das brasileiras Kátyna Baía e Jeanne Paolini, presas em Frankfurt (Alemanha) sob a falsa acusação de transportar drogas na bagagem, poderia já ter sido solucionado não fosse o atraso do país em integrar-se à agência de justiça criminal da União Europeia (Eurojust).

A empresária Kátyna Baía, 44, e a veterinária Jeanne Paolini, 40, foram presas na Alemanha por tráfico de drogas depois de terem as etiquetas das bagagens trocadas
A empresária Kátyna Baía, 44, e a veterinária Jeanne Paolini, 40, presas na Alemanha por tráfico de drogas depois de terem as etiquetas das bagagens trocadas no aeroporto de Guarulhos - Divulgação/Kátyna Baía no Instagram

A proposta para o Brasil integrar-se à agência foi feita em março de 2021, por meio de convite ao Ministério Público Federal. Com isso, investigações e procedimentos criminais do país seriam aceitos automaticamente pelos países europeus.

Uma das dificuldades para a liberação de Baía e Paolini é a morosidade na aceitação por parte dos alemães das conclusões da Polícia Federal de que elas são inocentes. Uma quadrilha especializada na troca de etiquetas de bagagens foi desbaratada.

Para o convite ser plenamente aceito, no entanto, é preciso haver a aprovação do Itamaraty e depois a chancela do Congresso Nacional, o que, dois anos depois, ainda não ocorreu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.