Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ex-secretários de Bruno Covas falam em falta de compromisso de Nunes

Tucanos lamentam mudanças no Programa de Metas promovidas pelo emedebista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ex-secretários de Bruno Covas (PSDB) decidiram subir o tom nas críticas a Ricardo Nunes (MDB), que foi eleito em 2020 como vice da chapa e assumiu o comando da Prefeitura de São Paulo em maio de 2021, com a morte do tucano.

O gancho mais recente é a revisão do Programa de Metas, estabelecido para o quadriênio de 2021 a 2024, com modificações em pelo menos 27 propostas. O novo texto, em boa parte, suaviza o comprometimento da prefeitura.

Ex-secretário das gestões João Doria, Bruno Covas e Ricardo Nunes, Orlando Faria publicou uma carta aberta ao emedebista em suas redes sociais. Nela, ele diz que o Programa de Metas original, elaborado por Covas e agora alterado por Nunes, era ousado para o emedebista, mas não para o tucano.

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, durante entrevista à Folha
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, durante entrevista à Folha - Karime Xavier-14.jun.2021/Folhapress

Faria diz que o prefeito não cumpriu sua promessa de manter a equipe do tucano, pois, em suas contas, 65% das pastas tiveram trocas de secretários. Nas subprefeituras, 50% dos chefes foram mudados. Ele ainda escreve que o Programa de Metas original foi escolhido pela sociedade na eleição, pactuado após dezenas de audiências públicas, e agora é trocado por um novo projeto "mais confortável" para a eleição de Nunes.

"Dedique-se menos às articulações eleitorais, como vemos quase que diariamente na imprensa, e cumpra o Programa de Metas 2021-2024 da gestão Bruno Covas, um legado construído em conjunto com a sociedade. Ou, pela falta de ousadia e de competência, revele-se para os eleitores. E assuma as consequências futuras de descumprir um compromisso público dessa magnitude", escreve o ex-secretário de Turismo e de Casa Civil.

Ex-secretário de Relações Internacionais e ex-presidente da SPTuris, agência municipal de Turismo, Luiz Álvaro faz críticas no mesmo sentido.

Ele diz que Nunes parece fazer ações pontuais para conseguir exposição na imprensa, diferentemente de Bruno Covas, que teria um compromisso com o legado a ser deixado para a cidade. Segundo ele, é possível ver que o prefeito trabalha, mas não atua com a perspectiva de um estadista.

Um dos exemplos disso, diz Álvaro, seria a mudança no projeto da SPTuris, na qual ele foi colocado para completar o processo de desestatização da agência, que acabou abandonado pela atual gestão.

"O programa que criamos era ousado, mas factível. Ele não vai alcançar aquelas metas e tenho dúvidas até de que consiga cumprir as que estabeleceu agora", afirma.

Assim como Faria, Álvaro é tucano e diz que não gostaria de ter que apoiar Nunes em sua tentativa de se reeleger em 2023. Segundo ele, o PSDB tem força em São Paulo e deveria buscar uma candidatura própria.

Em caráter reservado, remanescentes da gestão Covas na gestão municipal têm corroborado as críticas, mas não manifestam publicamente por temor de perda dos cargos que atualmente ocupam.

Atual presidente da SPTuris, Gustavo Pires afirma, em nota à coluna, que tem Bruno Covas como seu mestre e que foi convidado para assumir o cargo a partir de uma decisão conjunta do tucano e do emedebista. Ele diz que a empresa deixou de acumular balanços deficitários em 2022, com a concessão do centro de eventos do Anhembi, e fechou o ano com caixa de R$ 65 milhões, o que mostra, segundo ele, que o modelo foi exitoso.

Pires diz que Nunes "deu oportunidade a muitos que foram escolhidos" pelo tucano, que se sente "100% contemplado" e que o prefeito "tem compromisso com a gestão Bruno Covas e com o cidadão paulistano".

Também em nota, a bancada de vereadores do PSDB da Câmara Municipal de São Paulo e o presidente do diretório na cidade, Fernando Alfredo, dizem que aprovam as mudanças promovidas por Nunes no Programa de Metas, que, segundo eles, foi ampliado agregou indicadores e se adequou às realidades que surgiram nos últimos anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.