Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula diz que pessoas com transtorno mental têm 'desequilíbrio de parafuso'

Presidente também as associou a casos de violência e tem sido cobrado por fala vista como capacitista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em discurso nesta terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que pessoas com transtornos mentais têm "problema de desequilíbrio de parafuso", em fala que foi vista como preconceituosa.

A fala aconteceu durante encontro com os chefes dos Três Poderes, além de governadores e prefeitos, para tratar de ações de prevenção à violência nas escolas.

O presidente se referia ao ataque que aconteceu em Blumenau (SC) no início do mês, quando um homem entrou em uma escola particular e matou quatro crianças. O caso ocorreu nove dias após o ataque à escola estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, quando um aluno de 13 anos matou uma professora a facadas e feriu outras cinco pessoas, entre elas três docentes.

"Sempre ouvi dizer que a Organização Mundial da Saúde sempre afirmou que a humanidade deve ter mais ou menos 15% de pessoas com problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, se você pegar 15% disso significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problema de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça", disse Lula, incluindo o homem que fez o ataque em Santa Catarina nessa categoria.

"Temos que pensar e analisar a saúde mental dessas crianças dentro da escola. Por que a criança não pode ser seguida pelos médicos quando começa a entrar na escola para ver o comportamento dela, para analisar. Temos que esperar ter um crime para acontecer isso?", completou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião sobre ações contra a violência nas escolas, nesta terça (18) em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião sobre ações contra a violência nas escolas, nesta terça (18) em Brasília - Gabriela Biló/Folhapress

Levantamento da Organização Mundial da Saúde de 2019 diz que uma em cada oito pessoas do mundo tem algum transtorno mental, ou seja, 12,5%. Esses transtornos são definidos como distúrbios intelectuais, emocionais ou comportamentais.

A deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP), figura de referência na área, diz que a fala de Lula foi "profundamente infeliz ao associar casos de violência a pessoas com deficiência e transtornos psiquiátricos."

"Temos dados que mostram que essas pessoas são, via de regra, vítimas de violência. Os termos usados, que muitas vezes a gente entende como do cotidiano, de uma conversa com amigos, ou que em espaços informais ainda passam como inofensivos, são ferramentas de desumanização e estigmatização contra quem é vítima de violência. É importantíssimo termos uma retratação do presidente", afirma a parlamentar, que nesta quarta-feira (19) se tornou presidente da comissão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência da Assembleia Legislativa de São Paulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.