Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT volta atrás e adia limite a número de mandatos de parlamentares

Ideia de regra criada pelo partido era a de mostrar a importância da renovação na política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em reunião de seu diretório nacional nesta segunda-feira (10), o PT decidiu adiar a implementação de uma alteração feita em seu estatuto em 2011 que estabelecia um limite na quantidade sucessiva de mandatos de seus vereadores, deputados federais, estaduais e distritais e senadores.

A ideia da medida original, aprovada no 4º Congresso Nacional da legenda, era a de mostrar a importância da renovação e da rotatividade na política. No entanto, a avaliação atual dos dirigentes é a de que o partido não se preparou adequadamente para a implantação da regra.

Bandeira do PT durante manifestação em apoio a Dilma e Lula em frente a Biblioteca Nacional de Brasilia
Bandeira do PT durante manifestação em apoio a Dilma e Lula em frente a Biblioteca Nacional de Brasilia - Diego Padgurschi-1.abr.2016/Folhapress

A partir dela, vereadores e deputados só poderiam exercer três mandatos consecutivos pela legenda e senadores, dois.

O diretório nacional do PT decidiu, no entanto, que esse limite não valerá para as eleições de 2024 e 2026. Nas contas dos dirigentes, cerca de 600 dos 1.500 vereadores petistas ficariam impedidos de disputar a reeleição em 2024.

Esses políticos são valorizados por terem enfrentado as grandes crises do partido na última década, como a Lava Jato, e o momento é considerado inadequado para qualquer movimentação que possa fragilizar o partido, com a ascensão do bolsonarismo no Brasil.

A reunião do diretório nacional do PT também determinou nesta segunda-feira o adiamento dos PEDs (Processo de Eleição Interna) municipais, assim como já havia feito com as disputas nacionais e estaduais, garantindo, então, a continuidade dos atuais dirigentes da sigla até 2025.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.