Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Varejistas pedem ao governo que taxe empresas de comércio eletrônico asiáticas

Proposta foi feita em café da manhã reunindo representantes do setor e secretário da Fazenda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Representantes de entidades varejistas sugeriram a um representante do Ministério da Fazenda em café da manhã nesta terça-feira (11) que o governo taxe o faturamento bruto das empresas estrangeiras de comércio eletrônico.

Escritório da empresa Shopee em Cingapura - Edgar Su/Reuters

Só assim, argumentaram, será possível acabar com o que chamaram de "concorrência predatória" com as empresas brasileiras.

O recado foi dado em encontro do qual participaram representantes de entidades como IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) e Ápice (Associação pela Indústria e Comércio Esportivo).

Do lado do governo esteve presente o secretário de Reformas Econômicas da Fazenda, Marcos Barbosa. Também participaram deputados federais que acompanham o tema.

Segundo o Painel apurou, o recado dado foi de que a decisão de retirar a isenção tributária de compras até US$ 50 não resolve o problema da sonegação tributária e ainda penaliza o consumidor.

Mais eficiente seria cobrar imposto em cima de produtos vendidos no Brasil por sites como AliExpress, Shein e Shopee, baseados na Ásia. Produtos importados por meio destas plataformas muitas vezes são vendidos na rede varejista brasileira.

O secretário não deu resposta conclusiva sobre o tema. Disse apenas que iria analisar a sugestão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.