Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro deve usar caso das joias como pretexto para adiar volta dos EUA

Aliados acreditam que, no Brasil, ex-presidente vira alvo fácil de opositores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem sido aconselhado a adiar a volta dos Estados Unidos após a revelação da retenção pela Receita Federal de joias avaliadas em R$ 16 milhões.

Os acessórios seriam um presente do governo da Arábia Saudita à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Seus aliados defendem que é melhor aguardar os desdobramentos das investigações na PF (Polícia Federal), que deve ouvir o ex-ministro Bento Albuquerque e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, auxiliar próximo da família.

O ex-presidente Jair Bolsonaro discursa na CPAC (Conservative Political Action Conference), nos Estados Unidos (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein) - REUTERS

Caso retorne ao Brasil em março, como anunciado, será alvo fácil de opositores e integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A avaliação é de que as explicações dadas até o momento não foram suficientes para afastar o desgaste político do episódio.

O entorno do ex-presidente acredita, inclusive, que os fatos tenham sido revelados agora por motivação política. As informações vieram à tona às vésperas do encontro de Bolsonaro com o ex-presidente americano Donald Trump e do Dia Internacional da Mulher, quando Michelle poderia organizar alguma agenda de destaque.

Nesta segunda-feira (6), o ministro da Justiça, Flávio Dino, acionou a Polícia Federal para investigar a entrada das joias no Brasil.

Em ofício endereçado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, Dino afirmou que as tentativas de entrada com os artigos de luxo sem declaração ao Fisco "podem configurar crimes contra a administração pública tipificados no Código Penal".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.