Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Itamaraty

Atacado por Lula, Guaidó diz que presidente legitima ditadura da Venezuela

Líder opositor diz ao Painel que brasileiro 'revitimiza' venezuelanos perseguidos ao receber Maduro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O líder opositor venezuelano Juan Guaidó, 39, diz ao Painel que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca "blanquear" (legitimar) a ditadura de Nicolás Maduro ao recebê-lo com honras de chefe de Estado em Brasília.

O líder opositor venezuelano Juan Guaidó, em entrevista na Flórida em abril - Joe Raedle/Getty Images via AFP

"Lula o que faz é legitimar um ditador na prática. Pior ainda, revitimiza toda a sociedade venezuelana", afirmou ele, que se proclamou presidente interino e chegou a ser reconhecido por dezenas de países, inclusive o Brasil sob Jair Bolsonaro (PL).

Chamado de impostor por Lula, Guaidó afirmou que o ataque não se restringe a ele.

"Lula o que faz ao atacar-me é relativizar a tragédia que sofre a Venezuela", declarou, falando desde os EUA, onde se baseou após deixar o país citando razões de segurança.

Como o sr. viu a visita de Maduro ao Brasil e o encontro com o presidente Lula? O presidente Lula toma suas decisões, e sua prioridade é a agenda internacional. Lamento que a aproximação com Maduro e com a Venezuela não seja de uma busca das soluções do conflito. Há ainda uma possibilidade de acordo mediado pelo México.

E não houve menção à Amazônia, que tanto o presidente Lula citou durante sua campanha, ou à presença de AK-47, certamente russos, na fronteira com Roraima. Nem ao tráfico de ouro, entre outras coisas, na fronteira, ou à presença de milhares de venezuelanos que são produto do deslocamento forçado.

Ele se dedicou a atacar-me, e não foi um ataque a Juan Guaidó, mas um ataque à luta por democracia, por eleições livres, por respeito às vítimas de violação de direitos humanos.

O presidente chamou o sr. de impostor. Lula me chamou de impostor para evitar falar da necessidade de eleições livres na Venezuela, ou de que Maduro comete crimes de lesa-humanidade. Lula revitimiza a toda a sociedade venezuelana. Michelle Bachelet [ex-comissária da ONU para direitos humanos] disse que havia violações sistemáticas de direitos humanos na Venezuela. A Human Rights Watch falou dos deslocados. Essa não é portanto uma opinião de Juan Guaidó. Lula o que faz ao atacar-me é relativizar a tragédia que sofre Venezuela, legitimar uma ditadura, lamentavelmente.

A presença de Maduro na reunião com presidentes da América do Sul mostra que ele não está mais isolado? Mostra que o convite que recebeu por parte de Lula marca uma agenda geopolítica do Brasil muito clara, que não faz parte da democracia. Mas além da pretensão que tenha o gesto, é muito preocupante para 7,5 milhões de refugiados, para dezenas de milhares de vítimas da repressão de Maduro. Isso não é apenas estender a mão a um ditador, mas desestabilizar a região. A Operação Acolhida recebeu centenas de milhares de venezuelanos deslocados pela tragédia da Venezuela. Essa não é uma narrativa como disse o presidente Lula, não é um invento. Não é relativizável. É um fato.

O sr. espera que os presidentes da América do Sul cobrem Maduro pela situação de direitos humanos na cúpula? O mínimo que esperamos é que falem das vítimas e dos direitos dos presos políticos, dos migrantes venezuelanos e da solução do conflito, que passa por eleições livres e justas. Não queremos nenhum presente, apenas isso.

Como essa visita impacta as negociações para a transição política? Maduro se fortalece? Temos que seguir lutando por eleições livres na Venezuela, para sair de uma ditadura, entendendo que o presidente do Brasil é sem dúvida uma referência na região. Hoje ele está do lado da repressão, das violações dos direitos humanos e não das vítimas e das pessoas que estão lutando no terreno pela democracia. Pergunto a Lula se, além de receber o ditador e atacar a mim, vai falar de democracia, de soluções para o conflito na Venezuela.

Onde o sr. está agora? Estou, precisamente por perseguição da ditadura de Maduro, nos EUA.

Quais são seus próximos passos? A ideia é voltar à Venezuela quando seja seguro, mas hoje lamentavelmente não é. Estaremos em um giro internacional exigindo os direitos que merecem os venezuelanos desde 2018 [data da última eleição de Maduro, amplamente considerada fraudulenta pela comunidade internacional].

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.