Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Lava Jato sofre nova derrota no STF com envio de denúncia sobre torre à Justiça Eleitoral

Ministro Fachin ficou isolado em decisão da Segunda Turma sobre construção da sede da Petrobras em Salvador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em mais uma derrota da Lava Jato, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu enviar para a Justiça Eleitoral acusações relacionadas ao caso da Torre Pituba, uma das obras mais emblemáticas investigadas na operação.

Torre Pituba, sede da Petrobras em Salvador - Reprodução/Google Street View

A construção do edifício-sede da Petrobras em Salvador pelas empreiteiras Odebrecht e OAS, orçada em R$ 1,4 bilhão, gerou denúncia contra 42 pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Teriam sido repassados R$ 68 milhões em doações eleitorais por meio de caixa dois, segundo o Ministério Público Federal.

Em abril do ano passado, o então ministro Ricardo Lewandowski aceitou recurso de um representante do fundo Petros e considerou que a denúncia se refere a caixa dois supostamente pago a dirigentes do PT. Isso bastaria para que o caso deixasse a justiça comum e fosse encaminhado à eleitoral. As provas reunidas até então seriam anuladas.

Relator da Lava Jato no STF e principal defensor da operação, o ministro Edson Fachin pediu vista, numa tentativa de evitar a mudança de foro. Não adiantou, no entanto, e o desfecho ocorreu na última sexta-feira (19), em julgamento virtual.

Fachin acabou ficando isolado na turma, uma vez que os ministros Gilmar Mendes, André Mendonça e Nunes Marques acompanharam Lewandowski. Mesmo ele tendo se aposentado em abril, o voto já dado por ele segue valendo.

A Lava Jato vem acumulando uma série de derrotas no Judiciário. A última ocorreu na semana passada, com a cassação do mandato de deputado federal do ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR) pelo Tribunal Superior Eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.