Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público vai investigar Unimed por cancelar planos de autistas

Operadora é acusada de interromper unilateralmente os contratos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar as denúncias de que a Unimed Nacional tem cancelado unilateralmente planos de saúde de pessoas com autismo em tratamento no estado.

A decisão é do promotor Luiz Ambra Neto, de Defesa do Consumidor, que também solicitou à deputada estadual Andréa Werner (PSB), figura de referência na área, que envie as cerca de 200 denúncias que recebeu em seu gabinete ao MP-SP.

Fita com estampa de peças coloridas de um quebra-cabeça
O quebra-cabeça foi o símbolo escolhido para a conscientização em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Getty Images

"Se o MP decidiu instaurar inquérito, é porque viu materialidade de conduta ilegal nas dezenas de casos que estão impactando familiares e que estão chegando, cada vez mais, ao nosso gabinete. No que depender de nós, auxiliaremos a Promotoria no que for possível para que essa injustiça seja revertida o quanto antes", afirma Werner.

Em nota a reportagem do UOL sobre o tema, a Unimed disse que "a rescisão unilateral de contratos coletivos é uma possibilidade prevista em contrato e nas regras definidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)".

Como mostrou o Painel, a comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na terça-feira (16) convite para que representantes da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) e da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) compareçam à Casa para explicar as denúncias de dezenas de cancelamentos de contratos e descredenciamento de clínicas que oferecem terapias para crianças autistas em São Paulo.

Andréa Werner (PSB), deputada estadual, durante entrevista à Folha
Andréa Werner (PSB), deputada estadual, durante entrevista à Folha - Jorge Araújo-12.jun.2018/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.