Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Grupo de Eduardo Bolsonaro acomoda parentes em gabinetes de aliados

Familiares de Sonaira Fernandes, Gil Diniz, Valéria Bolsonaro e Paulo Chuchu ganharam cargos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Políticos de diferentes esferas ligados ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) têm nomeado familiares uns dos outros para cargos em seus gabinetes. As trocas envolvem principalmente a Assembleia Legislativa de São Paulo e a Câmara dos Deputados.

Três familiares de Sonaira Fernandes (Republicanos), ex-vereadora e secretária de Política para Mulheres de Tarcísio de Freitas (Republicanos), estavam alocados recentemente em diferentes gabinetes.

A irmã, Sônia Maria de Santana, trabalha como auxiliar no gabinete da deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL), parente distante do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) acena para apoiadores no Palácio do Planalto
Deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) acena para apoiadores no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira-6.set.2021/Folhapress

O marido, Vitor Hugo de Souza, trabalhou de 2019 a 2021 no gabinete do deputado estadual Gil Diniz (PL), o Carteiro Reaça, e depois migrou para o de Altair Moraes (Republicanos), do qual saiu em março deste ano.

Por fim, Rubens Fernandes de Santana, irmão de Sonaira, deixou também em março o gabinete de Eduardo Bolsonaro.

Valéria Bolsonaro, por sua vez, também emprega no gabinete a farmacêutica Joyce Lopes, mulher de Paulo Chuchu (PRTB), ex-segurança de Eduardo e vereador em São Bernardo do Campo. Ela também conseguiu uma vaga para a irmã do vereador, Juliana Lopes, na liderança do PL na Alesp.

A filha de Valéria, Ana Luiza Ramos Bolsonaro, por sua vez, trabalha desde março como secretária parlamentar do deputado federal Mario Frias (PL-SP), aliado de Eduardo, como mostrou o site Metrópoles.

No mesmo gabinete está desde fevereiro Gutemberg Igo Diniz, irmão de Gil Diniz, após passagem como funcionário da então vereadora Sonaira na Câmara Municipal de São Paulo, em 2022.

Deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL-SP) durante entrevista à Folha
Deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL-SP) durante entrevista à Folha - Danilo Verpa-23.mar.2019/Folhapress

Como as nomeações envolvem assessores de diferentes esferas (municipal, estadual e federal) e não têm trocas diretas, não são consideradas ilegais, a princípio.

Em nota da assessoria de imprensa, Sonaira diz que a contratação de sua irmã não tem relação com o governo de São Paulo ou com a Secretaria de Políticas para a Mulher e que Sônia Maria tem "trajetória profissional e política própria, compatível com o cargo que exerce em outro Poder, distinto daquele em que a Secretária é membro."

No texto, ela "reafirma seu compromisso com a probidade e a lisura na gestão pública."

Valéria Bolsonaro afirma que as nomeações para o seu gabinete não têm relação com a proximidade do grupo e que foram "definidas pelos critérios técnicos". Dessa forma, diz, a irmã de Sonaira e a esposa de Chuchu "possuem capacitação com a devida certificação para os cargos que ocupam."

Procurados nesta sexta-feira (12), os demais não enviaram resposta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.