Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu petrobras

Ministro pede que Petrobras mantenha sondas no Amazonas apesar de veto do Ibama

Alexandre Silveira, de Minas e Energia, não quer que estatal desmobilize equipamentos enquanto recorre da decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), enviou nesta quinta-feira (18) um ofício à Petrobras pedindo para ela manter a sonda e demais recursos mobilizados na foz do rio Amazonas.

Horas antes, a empresa havia divulgado em nota que desmobilizaria a estrutura montada diante da negativa do Ibama aos pedidos de realização de estudos para possível extração de petróleo na região. Os equipamentos seriam destinados para as atividades na região Sudeste.

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no plenário do Senado. (FOTO: Antonio Molina/Folhapress) - Folhapress

"Solicito avaliar a possibilidade, dentro da mais estrita legalidade, observância das regras de governança e interesse da companhia, de manutenção da sonda e dos recursos destinados à realização do poço mobilizados, por tempo adicional que possibilite o avanço das discussões com o Ibama para o licenciamento desta importante atividade no âmbito da política de exploração e produção de petróleo e gás natural do país", diz o documento.

O ministro pede ainda que a Petrobras reitere o pedido junto ao Ibama, "envidando todos os esforços necessários ao atendimento das condicionantes e comprovação da adequação do projeto para a prospecção segura e sustentável da área".

O Ibama negou nesta quarta-feira (17) a solicitação para fazer os estudos necessários para possível exploração de petróleo. Segundo o seu presidente, Rodrigo Agostinho, faltaram informações para garantir a sustentabilidade do empreendimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.