Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu América Latina

Exilados nicaraguenses denunciam 'terror' de Ortega em carta ao Foro de SP

Opositores enviaram carta à entidade que congrega partidos de esquerda e se reunirá em Brasília

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em carta aos dirigentes do Foro de São Paulo, 15 dos principais opositores do regime da Nicarágua, todos exilados, chamam Daniel Ortega, que comanda o país, de "o pior dos ditadores neoliberais".

O ex-vice-presidente da Nicarágua Sergio Ramírez, um dos perseguidos pelo regime de Daniel Ortega - Juan Mabromata/AFP

A carta foi enviada por causa do encontro do Foro, que reúne partidos latino-americanos de esquerda, previsto para Brasília entre 29 de junho e 2 de julho. A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), partido de Ortega, é um dos membros da entidade.

Segundo os signatários do documento, a Nicarágua vive um "regime de terror, que viola cotidianamente todas as liberdades civis, aniquila a democracia e a justiça e submete o povo a uma opressão pior do que a imposta pela ditadura anterior". Eles se referem ao regime de Anastasio Somoza, derrubado pelos sandinistas em 1980.

Assinam o documento, entre outros, Sergio Ramírez, que foi vice-presidente em um dos mandatos de Ortega, a poetisa Gioconda Belli e a ex-guerrilheira Dora María Téllez, uma das comandantes da revolução. Todos são ex-aliados do atual ditador e chegaram a ser presos. No começo do ano, foram expulsos do país e tiveram sua cidadania cassada. Por isso, assinam a carta como "desnacionalizados".

A referência ao "neoliberalismo" de Ortega se deve ao fato de ele ter tentado fazer uma reforma da Previdência em 2018 que foi o estopim de uma série de protestos no país.

"Pedimos aos partidos e organizações que compõem o Foro de São Paulo que denunciem e condenem o regime de terror na Nicarágua, que é incompatível com os princípios de uma esquerda que pretende ser uma alternativa às injustiças do mundo em que vivemos", escrevem os opositores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.