Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus indígenas

MPF ajuíza ação contra governador de RR por dizer que indígenas têm que se aculturar

Denarium disse ao Painel que eles não podem 'ficar na mata, parecendo bicho'; Procuradoria pede R$ 1 milhão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública contra o governo de Roraima devido a declarações consideradas discriminatórias sobre indígenas proferidas pelo governador Antonio Denarium (PP) em entrevista ao Painel, em janeiro.

Na ação, o MPF pede retratação do governo por intermédio de vídeo com o chefe do Executivo divulgado no site oficial e nas redes sociais e reparação por danos morais coletivos no valor de R$ 1 milhão, que seriam aplicados em ações em favor dos povos da Terra Indígena Yanomami.

Antonio Denarium (PP), governador de Roraima, em seu gabinete
Antonio Denarium (PP), governador de Roraima, em seu gabinete - Divulgação-14.fev.2019

As declarações do governador à coluna aconteceram no contexto da crise humanitária dos yanomamis, logo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarar emergência em saúde pública depois de receber imagens de indígenas com quadro de desnutrição grave e visitar Roraima.

Na entrevista, Denarium afirmou que os indígenas "têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho. Eles têm que estar lá com condição, com estrada, escola, posto de saúde, fazendo agricultura deles, produzindo macaxeira, farinha".

Segundo a peça do MPF, a declaração despreza e subjuga a autonomia, a organização social e os modos de criar, fazer e viver dos indígenas. "Ao compará-los a ‘bichos’, coisifica o grupo étnico, relegando-o à condição sub-humana", escreve Alisson Marugal, procurador da República.

Denarium também disse, na entrevista, que a desnutrição não existe somente no estado, não sendo possível vincular o garimpo à situação dos indígenas que vivem em Roraima.

"Quando fala de desnutrição, tem no Brasil inteiro. Se for em São Paulo, tem crianças com desnutrição. E estou falando da população normal, não-indígena. Se for na Bahia, que tem estrada e tudo, eles moram praticamente dentro da cidade. Eu estava vendo reportagem sobre índios Pataxó com desnutrição. Aqui em Roraima, 80% dos indígenas já são aculturados, ou seja, tem um bom convívio e relacionamento com os brancos", afirmou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.