Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Prerrogativas apoia indicação de Zanin e refuta conflito ético

Grupo jurídico alinhado a Lula, que tinha outras preferências para vaga, elogia em nota saber jurídico de advogado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo jurídico Prerrogativas divulgou nota em que dá apoio à indicação do advogado Cristiano Zanin para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

O advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF - Mathilde Missioneiro/Folhapress

"O notável saber jurídico de Cristiano Zanin Martins foi posto à prova em debates judiciários complexos e de alta indagação, nos quais o advogado demonstrou não apenas a sua brilhante proficiência e domínio técnicos, como também uma personalidade de têmpera incomum, além de inflexível compromisso com princípios e valores de natureza constitucional", afirma o grupo.

Formado por advogados e profissionais do Direito alinhados ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, o Prerrogativas tinha outras preferências na corrida pela vaga aberta pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski, como os professores Pedro Serrano e Lênio Streck. Parte do grupo também se inclinava por Manoel Carlos de Almeida, ex-secretário-geral do STF.

Apesar disso, o grupo nunca teve nada contra Zanin, segundo seu coordenador, o advogado Marco Aurélio de Carvalho.

Na nota, o grupo refuta ainda o argumento de que haveria impeditivo ético pelo fato de o indicado ter sido advogado de Lula na Lava Jato.

"Ao se converter em magistrado, o advogado deixa a condição de representante de seus clientes e encerra os seus vínculos contratuais. Apenas caberá declarar suspeição ou impedimento no exame de causas que tenha patrocinado ou em relação às quais haja emitido parecer específico", diz o Prerrogativas.

Além disso, afirma o grupo, a garantia da vitaliciedade oferece ao ministro independência com relação à autoridade que o nomeou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.