Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente do Sebrae nomeia petistas para postos de chefia

Décio Lima colocou aliados partidários e ideológicos em áreas como comunicação e políticas públicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O novo presidente do Sebrae, (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o petista Décio Lima, nomeou aliados partidários e ideológicos para postos de chefia na entidade.

O presidente do Sebrae, Décio Lima - Denner Ovidio/Divulgação

Gleber Naime, ex-integrante da Executiva Nacional do PT, será gerente nacional de comunicação do órgão. Ele também foi vereador pelo partido em João Monlevade (MG) entre 1993 e 2000.

Seu adjunto será Antônio Alonso Jr., que desde 2012 faz parte da equipe de comunicação do Instituto Lula.

Outro petista nomeado é Carlito Merss, um dos mais conhecidos quadros da legenda em Santa Catarina, mesmo estado de Lima. Ex-deputado estadual e federal e ex-prefeito de Joinville, ele foi nomeado gerente de Políticas Públicas.

Embora seja uma entidade de direito privado, o Sebrae sofre grande influência do governo federal, que controla diversos votos no conselho.

Lima só foi empossado na presidência da entidade em abril, após um longo processo de pressão do PT e do governo Lula sobre seu antecessor, Carlos Melles, que acabou deixando o cargo. Ex-prefeito de Blumenau e ex-deputado, Lima disputou o governo de Santa Catarina no ano passado.

A entidade tem orçamento de mais de R$ 5 bilhões para este ano e se dedica a um trabalho que na teoria é técnico, de apoio a micro e pequenas empresas, grandes geradoras de empregos.

A assessoria do Sebrae afirmou que o presidente Décio Lima convidou profissionais "de mercado, no exercício de suas atribuições".

Naime, segundo a direção do órgão, tem mais de 30 anos de vivência na área em que atuará. O Sebrae lista o fato de ele ter sido coordenador de vários projetos de comunicação do PT, além de empresário de pequeno porte.

"Já Antônio Alonso Jr. possui 26 anos de experiência em comunicação, incluindo passagens pela Folha de S.Paulo".

Quanto a Merss, o motivo apresentado para a indicação foi ser um cargo de livre nomeação do presidente

O Sebrae não informou os salários recebidos pelos dirigentes. A entidade é conhecida pela remuneração polpuda de seus cargos de chefia, que no caso de diretores ultrapassa R$ 50 mil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.