Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Eduardo Leite aciona MP contra Jean Wyllys e o compara a Jefferson e Bolsonaro

Ex-deputado, que deve ter cargo na Secom, fez referências homofóbicas a governador por manutenção de escolas cívico-militares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou em seu Twitter ter feito uma representação contra o ex-deputado Jean Wyllys. Leite comparou a fala de Wyllys a episódios anteriores, em que sofreu ataques homofóbicos de Roberto Jefferson (PTB) e "insinuações de mau gosto" do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leite e o namorado, Thalis Bolzan, receberam Lula, Janja e Pimenta no Palácio Piratini em 30 de junho para um almoço com ex-governadores. Fotos: Gustavo Mansur/ Secom - Fotos: Gustavo Mansur/ Secom

"Agora, quando o Jean Wyllys dispara também ataques a uma decisão que tomei como governador, ele pode não concordar, ter outra visão, mas tentar associar essa decisão à minha orientação sexual e até a preferências sexuais, eu devo também entrar com uma representação contra ele. Aliás, fiz essa representação", diz Leite, que também é presidente nacional do PSDB.

Jefferson foi condenado pela Justiça gaúcha a multa de R$ 300 mil por ofensas a Leite, a serem pagos a título de danos morais coletivos ao Fundo para Reconstituição dos Bens Lesados.

No final de semana passado, Wyllys comentou a decisão de Leite de manter as escolas cívico-militares gaúchas dizendo que "gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiche em relação ao autoritarismo e aos uniformes". Leite respondeu dizendo lamentar a ignorância de Wyllys.

Na representação, Leite cita o crime de injúria e justifica a ação dizendo que a manifestação de Wyllys "ofende a dignidade" e seria, esta sim, homofóbica por "vincular decisões que, a seu juízo, são ruins, ao comportamento de homossexuais, como se não tivessem, por sua orientação sexual, condições de ocupar cargos ou funções públicas de relevo".

O ex-deputado é filiado ao PT e almeja um cargo na Secom (Secretaria de Comunicação Social) do governo. O ministro Paulo Pimenta, todavia, disse ao Painel não saber datas ou detalhes sobre a nomeação, e não respondeu ao ser perguntado se ela seria 100% certa.

Leite mantém uma relação cordial com Lula desde a eleição. Ele recebeu Lula, Janja –que seria a madrinha de possível indicação de Wyllys para cargo na Secom– e Pimenta para um almoço no Palácio Piratini em 30 de junho ao lado do namorado, o médico Thalis Bolzan.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.