Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governistas agora defendem reforma sobre patrimônio e renda

Gleisi fala em justiça tributária e Tebet indica possibilidade de discussão sobre tema ao longo do 2º semestre ou no ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, disse que a PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma tributária aprovada na Câmara representa "um avanço importante no sistema tributário brasileiro", mas defendeu que a próxima discussão sobre o tema envolva patrimônio e renda.

"No geral, foi muito importante aprovar. É um tema histórico, que há muito tempo o Congresso discute e nós precisávamos desta reforma, que simplifica o sistema e vai ter um impacto no preço dos produtos para o consumidor. Mas ainda não é a reforma sobre patrimônio e renda, que eu acho que é a que traz justiça tributária", disse ela ao Painel.

Lula e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante a abertura do XXVI Encontro do Foro de São Paulo, em  Brasília
Lula e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, durante a abertura do XXVI Encontro do Foro de São Paulo, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

No texto da reforma tributária, governistas conseguiram incluir um trecho que determina que o Poder Executivo terá 180 dias para encaminhar um projeto de lei ao Congresso Nacional que reforme a tributação da renda. O texto ainda seguirá para análise do Senado.

"O Brasil tem um desvio. Hoje a tributação de consumo no Brasil é 50% do PIB. Nos países desenvolvidos, a tributação de consumo é baixa, 20%, e a de patrimônio e renda é 50%, 60%. Para fazer justiça tributária, tem que ser em cima de patrimônio e renda", defendeu a petista.

Ao falar sobre o tema nesta sexta, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), também indicou a possibilidade de discussão sobre a reforma da renda ao longo do segundo semestre ou no ano que vem, ponderando que caberia à equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), definir um "momento oportuno".

"Nós temos pelo menos três reformas tributárias para fazer no Brasil. Estamos fazendo agora a mais importante, porque é aquela que mexe mais no sistema tributário. E é também a mais difícil, porque é feita através de PEC. É a reforma do consumo. No consumo, quem mais paga imposto hoje no Brasil é o pobre, proporcionalmente. Porque a gente tributa mais o consumo do que a propriedade e a renda", criticou Tebet.

"A segunda reforma é a reforma da renda, que pode pegar alguma coisa de propriedade ou não, a depender dos critérios", disse.

Segundo a ministra, a terceira reforma seria no âmbito das relações de trabalho, para "aliviar a carga tributária dos dois lados" e promover uma "relação mais equânime e justa". O assunto, contudo, ainda está em fase de estudos pelo governo federal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.