Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Itaipu vai bancar conclusão das obras do campus da Unila, paradas há quase uma década

Projeto de Oscar Niemeyer, em Foz do Iguaçu (PR), foi considerado 'menina dos olhos' de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

A Itaipu Binacional vai financiar a conclusão das obras do campus Niemeyer da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), que estão paradas há quase uma década, em Foz do Iguaçu (PR).

Um acordo de cooperação técnica entre o governo federal, a Unila e a hidrelétrica para a retomada das obras será assinado nesta terça-feira (4), e terá validade de cinco anos. O valor da obra é de R$ 600 milhões, segundo cálculo da Itaipu.

Uma parte da obra do campus universitário chegou a ser levantada, mas, em 2014, a estrutura foi abandonada. Ainda não se sabe se o esqueleto já construído ainda pode ser aproveitado.

Projeto do campus da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu
Projeto do campus da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu - Divulgação

A Unila diz que 40% da primeira fase da obra (que previa prédio de salas de aula, edifício administrativo e restaurante universitário) foi executado. A obra fica em uma área de quase 380 mil metros quadrados doada pela Itaipu Binacional.

A ideia da Unila surgiu no início do segundo mandato do presidente Lula (PT), em 2007, como uma política de integração entre países do Mercosul. As primeiras aulas começaram a ser ofertadas no ano de 2010.

Em paralelo, estava sendo construído o campus, um projeto que coube a Oscar Niemeyer. O arquiteto, morto em 2012, entregou o projeto em 2008. Atualmente, a Unila está espalhada em locais alugados.

A construção do campus da Unila foi dividida em duas etapas. Para execução da primeira etapa da obra, foi firmado em junho de 2011 um contrato no valor de quase R$ 240 milhões com o Consórcio Mendes Junior – Schahin. O procedimento licitatório para a segunda etapa nem chegou a ser aberto.

"A Unila nunca deixou de procurar soluções para a obra paralisada. Reiteradamente, desde o ano de 2014, procurou o Ministério da Educação para obter recursos para a finalização da construção. Não foi atendida. Em outubro de 2017, o MEC indicou que não seria possível fornecer recursos porque se tratava de obra de grande porte, incompatível com o orçamento federal da pasta. Em 2020, voltou a fazer idêntica afirmação", disse a Unila, em comunicado do final do ano passado.

Em março, quando esteve em Foz, o presidente Lula falou sobre o assunto. "Fiquei com muita tristeza quando passei de helicóptero agora e parece abandonada. Depois que deixei a Presidência, pouca coisa foi feita", disse ele.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.