Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula menospreza Frente Ampla com indicação ao IBGE, diz diretor do Livres

Magno Karl afirma que presidente decidiu privilegiar esquerda do PT ao impor nome de Márcio Pochmann

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A indicação do economista Márcio Pochmann para presidir o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por prestigiar a ala mais radical do PT em detrimento da Frente Ampla que o apoiou no segundo turno da eleição do ano passado. A análise é do diretor do grupo liberal Livres, o cientista político Magno Karl.

0
O diretor do grupo liberal Livres, Magno Karl - Divulgação

"Lula decide alimentar a ala mais radical do PT, dando a ela o controle da gestão dos indicadores econômicos e sociais, em movimento que acende o alerta para possível manipulação de dados, como ocorre na Argentina. A jogada mostra um desprestígio à Frente Ampla e uma aposta na aliança entre o PT raiz e os setores fisiológicos do Congresso, sempre dispostos a integrar a base do governo, seja ele qual for", afirma.

Segundo Karl, Lula coloca em risco a credibilidade do IBGE, ao fazer essa escolha. "Ao indicar Márcio Pochmann, conhecido como um terraplanista econômico, que chegou a declarar que a criação do Pix era um processo neocolonial, o presidente evidencia um conflito com a ministra Simone Tebet e coloca em risco a credibilidade do IBGE, visto que essa escolha seria ideológica e não técnica", complementa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.