Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Brics Rússia China

Banco dos Brics diz que crise de liquidez em gestão anterior atrasou projetos

Instituição comandada por Dilma culpa problema ocorrido na gestão de Marcos Troyjo, ligado a Guedes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), nome oficial do Banco dos Brics, diz que uma "crise de liquidez" ocorrida nos últimos anos resultou na redução no volume de projetos que financia.

A presidente do banco dos Brics, Dilma Rousseff, durante evento da instituição em Xangai, na China - AFP

A instituição, comandada desde março deste ano pela ex-presidente Dilma Rousseff, é o órgão oficial de financiamento dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Seus líderes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participarão de reunião de cúpula na África do Sul, que se inicia nesta terça-feira (23).

"O NDB não emitiu títulos em dólar por 15 meses, de dezembro de 2021 até março de 2023. Títulos em yuan [moeda chinesa] também não foram emitidos por sete meses. O programa de "títulos panda", em yuans, havia expirado quando, em março de 2023, a nova presidente [Dilma] assumiu", disse o banco em nota ao Painel.

A gestão anterior à de Dilma foi comandada por Marcos Troyjo, ligado ao ex-ministro da Economia Paulo Guedes. Ele deixou o cargo no início deste ano, antes do término do seu mandato, por pressão do governo Lula. Procurado pelo Painel, não quis comentar.

O banco se dedica a financiar projetos nos países membros, em áreas como habitação, transporte urbano e saneamento.

Como mostra o site do NDB, foram apenas oito novos projetos até agora em 2023, média de pouco mais de um por mês. O banco afirma que a redução no ritmo deste ano se refere aos problemas do passado, uma vez que cada projeto tem prazo de maturação de seis a dez meses.

Em 2021, foram 18 projetos aprovados (1,5 por mês). Já em 2019 e 2021, houve 21 projetos cada (1,75 por mês).

O NDB prevê a aprovação de ao menos 12 novos projetos de financiamento até o final deste ano. O banco afirma ter "superado a restrição de liquidez" e levantado US$ 3,9 bilhões entre março e julho.

"O NDB agora é um banco bem capitalizado, com uma baixa alavancagem, que rapidamente reiniciou a seleção e aprovação de projetos. "Com cinco meses faltando para o fim de 2023, o cenário atual é positivo, o que se refletirá no número de projetos aprovados em 2024".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.