Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PL quer Marta como vice de Nunes para buscar votos na periferia

Partido tem como objetivo enfraquecer candidatura de Guilherme Boulos; reação bolsonarista assusta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ideia de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, de indicar Marta Suplicy para a vice de Ricardo Nunes (MDB) tem como objetivo atingir a candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo em 2024.

A reação negativa de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) à possibilidade de filiação de Marta, no entanto, assustou a cúpula do partido. Na tarde desta quarta-feira (23), Valdemar publicou mensagem em que afirmava que decisão caberá ao ex-presidente e a Nunes.

Marta Suplicy e prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante festa de aniversário da ex-senadora
Marta Suplicy e prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante festa de aniversário da ex-senadora - Mathilde Missioneiro-19.mar.2023/Divulgação

No cálculo dos dirigentes do PL, Marta traria votos de regiões periféricas da capital, que historicamente votam em seu antigo partido, o PT, o que poderia ajudar a atrair vereadores petistas que não veem com bons olhos a candidatura de Boulos.

Na visão deles, uma eventual vitória do psolista poderia fazer com que o PT perdesse eleitorado na capital nos próximos anos.

Nas redes sociais, bolsonaristas destacaram críticas que a atual secretária de Relações Internacionais de Nunes fez ao ex-presidente nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, referiu-se a Bolsonaro como psicopata e disse que ele não tem empatia.

Devido à relação do PL com Bolsonaro, dirigentes da sigla preveem dificuldades em convencer Marta a se filiar.

Por isso, Valdemar afirmou, em entrevista ao Valor Econômico, que ela poderia ser vice por outro partido e que seu interesse é o de construir uma chapa vencedora. Nesse cenário, uma legenda possível seria o PSD, de Gilberto Kassab, que não se aproximou do bolsonarismo como Republicanos e PP.

Em 2020, Marta foi cotada para ser vice de Bruno Covas (PSDB). A ideia foi abandonada após pesquisa encomendada pelo tucano mostrar altos índices de rejeição ao nome da ex-prefeita em São Paulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.