Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Renan defende fatiar reforma para acelerar mudanças tributárias

Senador afirma que alíquotas diferenciadas para determinados bens e serviços e conselho federativo podem ser discutidos em segundo momento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Para destravar a reforma tributária no Senado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) sugere promulgar inicialmente pontos comuns, como a criação do novo IVA (Imposto sobre Valor Adicional), e votar após uma discussão mais aprofundada itens com maior resistência.

No Senado, o relator, Eduardo Braga (MDB-AM), pretende votar o parecer na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) na primeira semana de outubro. Antes, ele quer ouvir representantes dos setores de serviços, indústria, agronegócio, cooperativismo, estados e municípios.

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) defende promulgar consenso em reforma tributária e discutir divergências com calma
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) defende promulgar consenso em reforma tributária e discutir divergências com calma - Edilson Rodrigues/Agência Senado

Renan diz que as divergências em torno de outros pontos da reforma, como a alíquota menor para determinados bens e serviços e o conselho federativo, podem ser discutidos com mais calma sem prejudicar os pontos comuns —ele, por exemplo, diz ser contra qualquer mudança que distorça o critério de igualdade entre os entes federados.

"Defendo que sejam promulgados de uma vez os pontos em que há acordo entre as duas Casas e o restante seja discutido de forma separada. Digo isso tendo em vista o que aconteceu com o arcabouço, em que mesmo os pontos acabam virando objeto de pressão", afirmou o senador.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.