Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSD cobra Funasa e vê desprestígio se órgão for para o PP

Líderes na Câmara e no Senado formalizaram ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) nome de Domingos Filho (CE) para o cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Com um de seus ministros no olho do furacão por causa do apagão registrado em parte do país nesta semana, o PSD vem sinalizando nos bastidores que se sente desprestigiado pelo governo, em especial quando ocorrem negociações para contemplar PP e Republicanos

Além disso, líderes da legenda dizem haver dificuldade para cumprir acordos feitos com o governo.

O principal foco de insatisfação é a demora relacionada à Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Antes do início do governo Lula, o PSD havia manifestado interesse em comandar o órgão e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), até então subordinada ao Ministério da Agricultura, que ficou com o senador Carlos Fávaro, do PSD.

Presidente Lula fala durante lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento
Presidente Lula fala durante lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento - Mauro Pimentel/AFP

No entanto, na medida provisória de reestruturação da Esplanada o partido teve duas surpresas ruins: a Conab foi deslocada ao MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), e o governo propôs a extinção da Funasa.

No primeiro caso, a mudança foi mantida, e o comando da companhia ficou com o petista Edegar Pretto. Já no segundo o Congresso conseguiu manter a Funasa funcionando.

Desde então, o PSD tem cobrado o comando do órgão. Em documento datado da última quarta-feira (9), os líderes do PSD na Câmara, Antonio Brito, e no Senado, Otto Alencar, formalizaram ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) a indicação à Funasa do presidente do partido no Ceará, Domingos Filho.

A oficialização do pleito ocorre em meio a uma movimentação do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) de tentarem emplacar a mãe de ambos, Virgínia Velloso.

Segundo parlamentares do PSD ouvidos sob reserva, caso isso aconteça o clima vai ficar muito ruim com o governo. O partido veria como desprestígio a indicação de dois parlamentares superar a sugestão de uma bancada que, afirmam, deu votos e sustentação ao governo desde o início.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.