Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Tribunal tranca ação penal em que Cabral era acusado de receber propina

Acusação era de pagamentos ilegais pela Queiroz Galvão; MPF ainda pode recorrer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) decidiu nesta quarta-feira (9) trancar a ação penal contra o ex-governador Sérgio Cabral sob acusação de recebimento de propina da empreiteira Queiroz Galvão.

Os juízes federais concordaram com a alegação da defesa do ex-governador de que a acusação se baseava apenas no depoimento de delatores e à interpretação dada por eles a planilhas e arquivos entregues ao Ministério Público Federal em acordo de colaboração premiada.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, durante entrevista em seu apartamento em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli - 8.mar.2023 / Folhapress

A acusação foi feita no bojo da Operação Câmbio, Desligo, que mirou mais de 50 doleiros. A Procuradoria detalhou o caminho percorrido pelo dinheiro até a conta dos doleiros Renato e Marcelo Chebras, apontados como "laranjas" do ex-governador.

O encerramento da ação penal é mais uma da sequência de vitórias judiciais de Cabral desde o fim de 2021. Ainda cabe recurso da decisão.

O ex-governador atualmente responde a 34 ações penais relacionadas à Operação Lava Jato, com 18 condenações ainda válidas. As penas atuais somam 364 anos de prisão. Ele ficou seis anos preso preventivamente e foi solto no fim do ano passado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.