Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Brasil Sorridente terá R$ 3,8 bilhões em 2024 e incluirá mais 22,8 milhões de pessoas

Ministério da Saúde também vai reajustar em até 188% os valores destinados a estados e municípios para custeio dos serviços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério da Saúde destinou R$ 3,8 bilhões para o programa Brasil Sorridente, de saúde bucal, em 2024, o que permitirá incluir 22,8 milhões de beneficiados no atendimento odontológico pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Retomada do programa Brasil Sorridente, que inclui tratamento odontológico no SUS
Retomada do programa Brasil Sorridente, que inclui tratamento odontológico no SUS - PR

A previsão é que, em 2024, sejam oferecidos 8.069 novos serviços e equipes de saúde bucal, além de compra de novos equipamentos, como cadeiras odontológicas e ultrassom dental, por exemplo. Com isso, o programa, recriado em maio pelo presidente Lula (PT), conseguirá cobrir 127 milhões de pessoas.

O ministério também prevê reajuste de até 188% dos valores destinados a estados e municípios para o custeio dos serviços —estagnados desde 2016. A expectativa é que, com o aumento, mais gestores façam adesão ao programa.

A pasta quer ainda habilitar 300 novas Unidades Odontológicas Móveis, o que elevaria o número para 404. A intenção é ampliar o atendimento em regiões de difícil acesso. Outra meta é criar 800 novos Serviços de Especialidades em Saúde Bucal, que são implantados em municípios com até 20 mil habitantes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.