Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Conselheiro de Ciro Gomes, Mangabeira Unger se desfilia do PDT

Intelectual diz que o partido não representa a alternativa nacional e produtivista de que o Brasil precisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos principais apoiadores do ex-presidenciável Ciro Gomes, Roberto Mangabeira Unger pediu desfiliação do PDT na segunda-feira (4), de acordo com carta enviada pelo escritório de advocacia Carneiros Advogados à 211ª zona eleitoral do Rio de Janeiro.

Roberto Mangabeira Unger, filósofo e professor da Faculdade de Direito da Universidade Harvard (EUA)
Roberto Mangabeira Unger, filósofo e professor da Faculdade de Direito da Universidade Harvard (EUA) - Zanone Fraissat/Folhapress

Procurado, o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos de Lula (2007-2009) e de Dilma Rousseff (fevereiro a setembro de 2015) afirmou que a saída se deu "fundamentalmente por [o PDT] não representar hoje a alternativa nacional, produtivista e capacitadora de que o Brasil precisa."

O intelectual, que mora em Massachusetts (EUA), é professor da Universidade Harvard desde 1971. Em artigo publicado na Folha em 2 de outubro de 2022, dia do primeiro turno das eleições, ele defendeu o voto em Lula, "ainda que conheça os riscos inerentes à decisão."

Em entrevista ao jornal em junho deste ano, ele afirmou que o presidente petista "parece morar no passado". Também crítico à gestão petista, Ciro Gomes prega a independência do PDT em relação ao governo, mas, no dia 1º, ensaiou uma aproximação com integrantes do governo ao se reunir com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.