Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Sindicato exibe 'casamento' de Zema com a Morte na Times Square

Sinfazfisco promoveu concurso de charges; vencedor diz que se inspirou nos casos de Brumadinho e Mariana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Sinfazfisco (Sindicato dos Servidores da Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais) exibiu na última quinta-feira (31) na Times Square (Nova York) uma charge criticando o "casamento" do governador Romeu Zema (Novo) com a Morte, em referência às tragédias de Mariana (2015) e Brumadinho (2019).

Telão na Times Square exibe charge com críticas a relação de Zema com mineradoras
Telão na Times Square exibe charge com críticas à relação de Zema com mineradoras - Divulgação

A região é uma das mais nobres da cidade americana, com grande fluxo de pessoas durante todo o dia. O sindicato escolheu a charge em um concurso que tinha como tema a relação de Zema com mineradoras e assumiu o compromisso de exibir a vencedora em local de grande destaque.

O chargista, que assina como Alves, decidiu mostrar o "casamento de Zema com a morte". Segundo ele, é uma referência a todo o processo envolvendo mineração no estado durante o governo dele.

O governador é criticado por investir R$ 3 bilhões recebidos em acordo de reparação com a mineradora por Brumadinho em obras de infraestrutura, como o Rodoanel, uma parceria público-privada orçada em R$ 5 bilhões.

O governo mineiro também teria facilitado o licenciamento ambiental para atividade de mineração na Serra do Curral, em Belo Horizonte, de acordo com laudo técnico da Polícia Federal.

Em Mariana, o rompimento da barragem de Fundão deixou 19 mortos. A tragédia teve envolvimento da Samarco, joint-venture criada pela Vale e pela BHP Billiton. A tragédia de Brumadinho, provocada pelo rompimento de uma barragem da Vale na cidade mineira, teve como saldo 270 mortos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.