Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Comissão na Câmara quer convocar Mauro Vieira por desmarcar convite feito em cima da hora

Embaixador confirmou na semana passada participação em audiência na comissão de exteriores do Senado nesta quarta-feira (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados ameaça convocar nesta quarta-feira (18) o chanceler Mauro Vieira para falar sobre o posicionamento do Brasil em relação à guerra entre Israel e o Hamas. O motivo é o ministro ter desmarcado convite que havia sido feito na segunda-feira (16) pelo colegiado e cujo horário conflitaria com compromisso assumido antes no Senado.

Palestinos retiram vítima de ataque de Israel à Faixa de Gaza
Palestinos retiram vítima de ataque de Israel à Faixa de Gaza - Khaled Omar/Xinhua

No dia 10, Vieira aceitou convite feito pelo presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), para falar sobre a posição do Brasil no conflito e sobre repatriação dos brasileiros. A audiência foi marcada para esta quarta-feira, às 13h.

Nesta segunda-feira (16), o presidente da comissão da Câmara, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), convidou Vieira para falar ao colegiado, após serem registrados três requerimentos de convocação para o ministro, entre eles um do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A audiência foi marcada para 12h desta quarta-feira —ou seja, uma hora antes da reunião no Senado.

Ainda foi estudada a possibilidade de uma reunião conjunta entre as duas comissões, mas os organizadores encontraram entraves logísticos.

Nesta terça, o chanceler cancelou a participação na comissão da Câmara, o que deixou insatisfeitos deputados que integram o colegiado. O presidente da comissão chamou uma reunião para 9h desta quarta-feira. O primeiro item da pauta é justamente o requerimento do filho 03 de Jair Bolsonaro.

Segundo interlocutores do chanceler, ele pretende participar da audiência na Câmara em outra data.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.