Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Conselheira de Itaipu, tesoureira do PT diz que Israel é assassino e não merece ser Estado

Gleide Andrade também escreveu que Israel é 'vergonha para a humanidade'; ela afirma que 'sempre defenderá a paz, o amor e o respeito à dignidade humana'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Secretária Nacional de Planejamento e Finanças do PT e nomeada para o conselho de Itaipu em junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gleide Andrade escreveu em uma rede social que Israel "não merece ser um Estado".

Gleide Andrade, tesoureira do PT e conselheira de Itaipu
Gleide Andrade, tesoureira do PT e conselheira de Itaipu - Flügel-12.ago.2022/pt.org.br

Ela fez uma série de postagens que criticam o Estado judeu por seus bombardeios à faixa de Gaza, após os atentados do Hamas.

A petista disse ainda que Israel é "uma vergonha para a humanidade" e chamou o Estado judeu de "assassino". Após a repercussão, ela apagou as mensagens mais pesadas.

Mensagem publicada em redes sociais por Gleide Andrade
Mensagem publicada em redes sociais por Gleide Andrade - Reprodução/X

Na semana passada, o presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Hélio Doyle, foi demitido após compartilhar em redes sociais publicações críticas a apoiadores de Israel.

Após esse episódio, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, disse à Folha que a gestão Lula não aceita achincalhamento sobre a guerra por parte de servidores.

A tesoureira foi indicada ao conselho de Itaipu, estatal do setor elétrico, pelo PT, com salário de R$ 37 mil por mês, mais benefícios.

Em um dos textos que publicou nas redes sociais, Gleide comentou vídeo em que um homem de capacete carrega no colo bebês ensanguentados.

"Intolerância, covardia e execução do povo palestino. O Estado de Israel é uma vergonha para a humanidade, quem mata criança não merece respeito, não merece ser um Estado", escreveu.

Em outra mensagem, ela comentou a participação do Brasil na Cúpula da Paz no Oriente Médio, realizada no Egito, e escreveu: "basta deste genocídio. É um crime tantas crianças palestinas mortas e órfãs. Basta do Estado de Israel, assassino! Pelo direito à vida do povo palestino".

A tesoureira disse ao Painel que sua mensagem foi em defesa da vida.

"Eu defendo vidas, vidas de crianças e mulheres e civis. Não sei o que você sente quando vê aquelas crianças sendo bombardeadas, mas eu sou mãe, sou cristã e sou uma defensora incansável do direito à vida", declarou. "No meu propósito cristão sempre defenderei a paz, o amor e o respeito à dignidade humana. Não há justificativa para matar crianças de nenhum dos lados", acrescentou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.