Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu FGTS

Governo costura proposta sobre FGTS para tentar minimizar impacto de ação no STF

Uma das opções avaliadas é prever uma remuneração que garanta a inflação e mantenha a distribuição de lucros para cotistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo finaliza uma proposta de correção do FGTS para apresentar aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) como alternativa à do relator do caso, Luís Roberto Barroso, que defende que o Fundo tenha ao menos a remuneração da poupança.

As conversas envolvem os ministérios da Fazenda, Trabalho, Cidades, AGU (Advocacia-Geral da União) e Caixa Econômica Federal, agente operador do Fundo.

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, defende que FGTS tenha ao menos a remuneração da poupança
Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, defende que FGTS tenha ao menos a remuneração da poupança - Adriano Vizoni/Folhapress

Uma das fórmulas debatidas é garantir a inflação e manter a distribuição dos lucros do Fundo, opção vista como mais sólida por alguns participantes.

Por outro lado, não prosperou uma proposta de congelar a distribuição de lucros do FGTS nos próximos três anos para recompor o caixa pelo eventual impacto causado pela nova fórmula.

A definição deve sair na próxima semana —o julgamento está previsto para ser retomado em 8 de novembro.

Segundo interlocutores, os envolvidos tentam encontrar um cálculo que atenda à preocupação de Barroso de que o financiamento para habitação não seja feito às custas de uma remuneração do FGTS abaixo da caderneta de poupança. No entanto, ressaltam que a fórmula proposta pelo atual presidente do STF inviabiliza a política habitacional do governo.

Na reunião realizada com Barroso, o ministro Fernando Haddad (Fazenda) citou um impacto anual de R$ 15 bilhões a R$ 17 bilhões caso a regra que o relator da ação propôs seja chancelada pelos demais ministros da corte.

O julgamento teve início em abril deste ano, mas foi interrompido após pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques. Ele devolveu a ação em 31 de agosto. A ação tem dois votos a favor da mudança na correção do fundo.

Apesar de ter votado para que o fundo seja remunerado pelo menos pela poupança, Barroso, em sua decisão, determinou que a correção não seja retroativa —a ação proposta pelo partido Solidariedade e pela Força Sindical aponta prejuízo de 88,3% ao dinheiro depositado no FGTS de 1999 até 2013.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.