Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo cria canal para jornalistas denunciarem agressões

Área ficará no site do Ministério da Justiça; informações serão encaminhadas para polícia ou Ministério Público, dependendo do caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lança nesta terça-feira (31) um canal para jornalistas denunciarem agressões registradas durante o exercício da profissão, em especial os de veículos independentes, que têm menos suporte jurídico do que os de empresas jornalísticas maiores.

Haverá uma área específica no site da pasta, diz o secretário nacional de Justiça, Augusto Botelho. Os registros serão recebidos pelo Observatório da Violência contra Jornalistas e Comunicadores Sociais, coordenado pela Secretaria Nacional de Justiça.

"A pessoa vai preencher alguns dados, semelhante a um boletim de ocorrência. E o próprio site do ministério já vai encaminhar diretamente para a delegacia responsável da área", diz Botelho.

Secretário Augusto Botelho no lançamento do livro "A Defesa" em homenagem ao advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira
Secretário Augusto Botelho no lançamento do livro "A Defesa" em homenagem ao advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Segundo ele, a ideia é replicar iniciativas bem-sucedidas após os atos golpistas de 8 de Janeiro e ataques a escolas —em ambos os casos, o Ministério da Justiça disponibilizou um canal de denúncias específico.

Botelho diz que haverá um foco nos jornalistas de veículos independentes. "Jornalistas, comunicadores, radialistas de cidades no interior sofrem bastante violência e muitas vezes estão desamparados. Então a função do canal de denúncias também é que todos os comunicadores tenham uma resposta rápida."

O Observatório trata as denúncias a partir de cinco grupos: Raça e Diversidade; Violência de Gênero; Assédio Judicial; Ataques Digitais e Protocolo de Proteção e Caminhos Processuais e Protocolos Legais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.