Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governo instala câmara com sociedade civil e empresários para debater reforma administrativa

Grupo terá 17 membros dos Conselhão e 10 convidados; tema divide Lula e Arthur Lira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo Lula instalou nesta segunda-feira (16) uma câmara técnica para debater a reforma administrativa, composta por 17 membros do Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável) e 10 convidados, entre representantes de servidores, da academia e de empresas.

Ministra da Gestão, Esther Dweck: governo cria câmara para discutir reforma administrativa
Ministra da Gestão, Esther Dweck: governo cria câmara para discutir reforma administrativa - Eduardo Anizelli/Folhapress

A câmara tem um escopo mais amplo do que o grupo de trabalho formado por ministérios para discutir as mudanças no serviço público. Existe a possibilidade até de o GT acabar sendo descartado.

O novo órgão terá representantes de cinco ministérios: Gestão, Planejamento, Fazenda, Desenvolvimento e Relações Institucionais.

Também há integrantes da sociedade civil, como Rudinei Marques, presidente do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado), Maria Paula Dallari Bucci (USP) e Carlos Affonso de Souza (Uerj), além de empresários e do setor empresarial, como Marco Stefanini, CEO da empresa de tecnologia Stefanini. Serão realizadas quatro reuniões gerais e quatro temáticas de cada subgrupo —são três.

O governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), divergem sobre a reforma administrativa. Lira pressiona para retomar a discussão sobre a PEC (proposta de emenda à Constituição) que prevê possibilidade de demissão de servidores por desempenho insuficiente e corte de salário em até 25% em caso de crise fiscal.

A pasta da Gestão trabalha com uma reforma própria, que inclui, por exemplo, projetos que criam regras para concursos públicos e que limitam os supersalários.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.