Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Gestão de cadastro rural será feita junto com Meio Ambiente, prevê decreto

Alvo de disputa com ruralistas durante reestruturação da Esplanada, CAR ficou sob guarda-chuva de Esther Dweck

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo formalizou na última terça-feira (10) a criação de uma diretoria do Ministério da Gestão que vai cuidar do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e estipulou, em decreto, que a administração do registro será realizada em articulação com o Ministério do Meio Ambiente, de Marina Silva.

Ministra Marina Silva (Meio Ambiente) em cerimônia pelo Dia da Amazônia
Ministra Marina Silva (Meio Ambiente) em cerimônia pelo Dia da Amazônia - Ueslei Marcelino/Reuters

O CAR, uma espécie de certificado para propriedades rurais de que estão cumprindo a legislação ambiental, foi alvo de disputa durante a negociação da medida provisória que reestruturou a Esplanada de Lula (PT).

No governo de Jair Bolsonaro (PL), o cadastro estava sob cuidados do Ministério da Agricultura. Logo que tomou posse, Lula o colocou na estrutura da pasta de Marina Silva.

Com a resistência da bancada ruralista à mudança, a solução foi transferir o cadastro para o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, comandado por Esther Dweck.

O decreto mantém essa estrutura, mas diz que a competência da gestão do cadastro será realizada em articulação com o Ministério do Meio Ambiente. Questionado, o Ministério da Gestão ressalta que o "CAR nasceu no MMA [Meio Ambiente]."

"Estava alocado organizacionalmente no Serviço Florestal Brasileiro. Esteve no Mapa [Agricultura] de 2019 a 2022. Esteve no primeiro semestre de 2023 em trânsito de volta para o MMA. Esta é a principal razão de se mencionar explicitamente esta articulação", indicou.

"O MGI [Gestão] estará em permanente interação com um conjunto de ministérios cujas políticas públicas também dialogam com o CAR, com destaque para o Mapa, o MDIC [Desenvolvimento], o MF [Fazenda], o MDA [Desenvolvimento Agrário] e o Ministério dos Povos Indígenas."

A ministra Esther Dweck já se reuniu com o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) e com Marina Silva separadamente algumas vezes desde que a Gestão passou a administrar o CAR.

A nova diretoria do CAR, que ficará dentro da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado, terá entre suas funções promover o acesso dos demais órgãos públicos aos dados do cadastro. Também deverá apoiar a implementação do CAR junto aos entes federativos, em articulação com o Ministério do Meio Ambiente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.