Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Vice-líder de Tarcísio, bolsonarista assume vaga no conselho da TV Cultura

Deputado Tomé Abduch diz que atuará para que TV fale com 100% da população e tenha neutralidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos) assumiu uma vaga no conselho curador da Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura.

Vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) na Assembleia Legislativa de São Paulo e bolsonarista, foi o único dos membros da Comissão de Cultura da Casa a manifestar interesse no posto, sendo aprovado por unanimidade pelos colegas em agosto.

Tomé Abduch (Republicanos-SP), deputado estadual, durante debate presidencial na TV Bandeirantes em 2022
Tomé Abduch (Republicanos-SP), deputado estadual, durante debate presidencial na TV Bandeirantes em 2022 - Mathilde Missioneiro-16.out.2022/Folhapress

Ele é um dos líderes do grupo Nas Ruas, que surgiu durante os atos pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), e depois aderiu ao bolsonarismo.

Em encontros do conselho de que participou, Abduch propôs que a Fundação contrate uma pesquisa de mercado para descobrir qual é a percepção da população a respeito da TV Cultura.

A ênfase de sua atuação como conselheiro, diz, deverá ser a de garantir que a TV atue com neutralidade. Ele afirma que prefere não comentar acusações de colegas bolsonaristas de que a emissora perseguiria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e estaria alinhada a pautas de esquerda, mas destaca que buscará que ela "dialogue com 100% da população, e não apenas com partes dela".

Com isso, argumenta, a TV Cultura atrairá mais audiência, mais patrocinadores e onerará menos os cofres do governo de São Paulo.

A secretária de Cultura de São Paulo, Marilia Marton, tem protagonizado episódios de atrito no conselho curador.

Durante reunião em junho, como revelou o Painel, ela tentou intimidar conselheiros ao dizer que descobriria quem havia vazado para a Folha a informação de que havia desistido de indicar para o conselho o cineasta conservador Josias Teófilo após forte reação negativa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.