Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Sabesp

Base de Tarcísio tenta acelerar privatização da Sabesp em meio a apagão da Enel

Aliados do governador dizem que não existe obrigatoriedade de realização de audiências públicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A base de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) articula para acelerar a tramitação do projeto de privatização da Sabesp, meta prioritária do governador.

A manobra dos aliados do governador acontece em meio ao apagão em São Paulo, no qual a desestatização da Enel tornou-se alvo de críticas que têm respingado na proposta de venda da estatal de fornecimento de água e saneamento básico.

O presidente da Alesp, André do Prado (PL), convocou para as 14h desta terça-feira (8) chamado congresso de comissões, que reúne várias comissões temáticas da Assembleia para deliberar sobre o projeto rapidamente, em vez de deixá-lo tramitar individualmente em cada uma delas.

Estação de tratamento de água da Sabesp no bairro Santo Amaro, em São Paulo
Estação de tratamento de água da Sabesp no bairro Santo Amaro, em São Paulo - Gabriel Cabral-26.jul.19/Folhapress

Com a passagem pelo congresso de comissões, o projeto ficaria pronto para votação em plenário.

A audiência pública sobre o assunto estava marcada inicialmente para segunda-feira (6). A Justiça, porém, determinou a suspensão do evento, a partir de ação apresentada pela oposição. André do Prado remarcou a audiência para o próximo dia 16.

Na base de Tarcísio, a convicção é que a convocação do congresso de comissões e até a votação do projeto sem audiência pública estão amparadas em lei.

Para a oposição, a aceleração da tramitação do projeto faz parte de uma série de atropelos da gestão Tarcísio, visando diminuir a discussão sobre o assunto.

Entre eles, estão o envio de um projeto de lei e não uma Proposta de Emenda à Constituição (que exige votos de três quintos da Casa) e a realização de um congresso de comissões no lugar da discussão nas comissões de Constituição e Justiça, Infraestrutura e Orçamento.

Guilherme Cortez, deputado estadual pelo PSOL, impetrou mandado de segurança solicitando que a Justiça determine a devolução do projeto ao governo, para que seja reenviado como PEC, e também a obrigatoriedade da tramitação do texto pelas comissões de Administração Pública e de Meio Ambiente da Alesp.

O PT na Alesp também prepara ação para questionar a realização de um eventual congresso de comissões na Justiça.

Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) durante evento do grupo Esfera
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) durante evento do grupo Esfera - Rubens Cavallari-5.jun.2023/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.