Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Em livro, prefeito do PT elogia Doria por atuação na pandemia

Edinho Silva diz que reconhece papel do ex-governador tucano no enfrentamento ao negacionismo de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prefeito de Araraquara e uma das principais lideranças do PT no estado de São Paulo, Edinho Silva faz um reconhecimento ao desempenho do então governador João Doria (ex-PSDB) durante a pandemia, em livro de memórias que está lançando.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), sentado à mesa de seu gabinete com uma caneta na mão sobre um papel
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT) - Prefeitura de Araraquara

"Tenho que aqui registrar, por honestidade política e histórica, que sem a ruptura de Doria com [Jair Bolsonaro], certamente no pior momento da pandemia, não teríamos condições de aglutinação de um campo político em São Paulo [...] que se unificou na defesa da vida e tinha por objetivo comum derrotar o negacionismo, que já demonstrava sua vocação fascista", escreve ele na obra "Uma Cidade na Luta pela Vida" (ed. Alere), que será lançado em 13 de novembro em São Paulo e em 21 de novembro em Brasília.

Durante a pandemia, o prefeito estabeleceu restrições rígidas de circulação na cidade, o que acabou atraindo a ira de bolsonaristas. Ao mesmo tempo, Doria também enfrentou a atitude negacionista do então presidente na crise.

O ex-governador sempre foi um adversário do PT e entrou na política como um forte antagonista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora tenha feito gestos de reconciliação ultimamente.

Ex-ministro da Comunicação Social no governo Dilma Rousseff, Edinho justifica no livro o elogio a Doria dizendo que "quando o inimigo é potente, letal e, no caso, eram dois inimigos, o vírus e o fascismo, a vitória só é possível se olharmos o que nos unifica, e não o que nos separa".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.