Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu BNDES

Oposição recua de proposta que exige aval do Congresso para empréstimos do BNDES ao exterior

Item foi retirado da pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados a pedido do relator

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A oposição recuou, ao menos por enquanto, da PEC (proposta de emenda à Constituição) que exige autorização do Congresso Nacional para financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para produtos de empresas brasileiras que participem de obras no exterior.

O item foi retirado da pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados a pedido do relator da matéria, Arthur Maia (União-BA). A próxima reunião está marcada para quarta-feira (29).

Oposição recua de PEC que exige aval do congresso para empréstimos do BNDES ao exterior
Oposição recua de proposta que exige aval do congresso para empréstimos do BNDES ao exterior - Agência Brasil/Rafa Neddermeyer

A proposta de emenda, do deputado Mendonça Filho (União-PE), é vista como uma tentativa de evitar novos empréstimos para países aliados do governo Lula, como Venezuela e Cuba, como aconteceu no passado.

O BNDES diz que a preocupação não faz sentido, porque os financiamentos são para empresas brasileiras, e não para países.

Nesta segunda (27), o banco remeteu para o Congresso um projeto com uma série de regras para dar mais transparência a financiamentos ao exterior. Segundo um deputado governista, o recuo da oposição se deve justamente ao envio dessa proposta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.