Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus Congresso Nacional

Senadores veem resistência, mas minimizam risco de rejeição de Dino

Parlamentares afastam possibilidade de derrota no plenário, a exemplo do que ocorreu na indicação à Defensoria Pública da União

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Senadores anteveem resistência natural da oposição ao nome de Flávio Dino ao STF (Supremo Tribunal Federal), mas avaliam que há baixo risco de rejeição à indicação do presidente Lula (PT) à vaga aberta na corte com a aposentadoria da ministra Rosa Weber.

Presidente Lula e ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), indicado ao STF
Presidente Lula e ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), indicado ao STF - Ueslei Marcelino/Reuters

Lula oficializou a indicação de Dino na tarde desta segunda-feira (27). Sob reserva, senadores da base governista e de partidos da oposição consultados pelo Painel minimizaram a possibilidade de uma nova derrota no plenário, a exemplo do que ocorreu com o nome de Igor Roque à DPU (Defensoria Pública da União).

Mesmo na oposição a avaliação é de que a resistência não impedirá a aprovação de Dino na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e no plenário —embora afirmem que o ministro vai ter que se esforçar no tradicional beija-mão para tentar conquistar votos nesse campo.

Líderes da base, por sua vez, veem uma votação parecida com a de Cristiano Zanin, advogado de Lula nos processos da Operação Lava Jato —ele foi aprovado no plenário com 58 votos a 18. Para alguns, o fato de Dino ser senador licenciado ajuda a angariar apoio na Casa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.