Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu clima

Prefeitos pedem reunião de conselho presidido por Lula para discutir crise climática

FNP quer articulação para enfrentar onda de eventos extremos como calor e enchentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Em carta endereçada ao presidente Lula (PT) e ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), a Frente Nacional de Prefeitos solicitou a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho da Federação para discutir medidas nos três âmbitos –municipal, estadual e federal –para enfrentamento dos eventos climáticos extremos que o Brasil tem vivenciado.

Conselho da Federação foi criado por decreto por Lula em abril e instalado em outubro. ( Foto: Ricardo Stuckert/PR )

"É imperioso construirmos capacidade de prevenção e de respostas tempestivas aos desafios que passaram de urgentes a imediatos", diz a carta, assinada pelo prefeito de Aracaju (SE) e presidente da Frente, Edvaldo Nogueira (PDT).

O Conselho, criado em abril, tem 18 integrantes. Além de Lula e Padilha, representam o Planalto o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento) e Fernando Haddad (Fazenda). Há também seis governadores, cinco prefeitos e um representante da Confederação Nacional dos Municípios.

"Eventos cada vez mais intensos e frequentes têm acometido nossas cidades, causando prejuízos imensuráveis e vitimando brasileiras e brasileiros de todas as regiões", diz a carta.

Enquanto grande parte do país enfrentou uma onda de calor sem precedentes, os estados do Sul foram afetados por sucessivas enchentes desde setembro.

Nesta quinta (22), o Rio Grande do Sul contabilizava mais de 29.000 pessoas desalojadas (retiradas de casa) ou desabrigadas, danos em 179 municípios e cinco mortes –além das 50 contabilizadas nas enchentes de setembro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.