Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Enem

Deputado propõe bônus no Enem para compensar Novo Ensino Médio

Pedro Campos (PSB-PE) argumenta que estudantes que frequentam ensino médio hoje têm carga horária menor, o que pode afetar desempenho no exame

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O deputado Pedro Campos (PSB-PE) quer incluir no texto do Novo Ensino Médio uma espécie de transição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para alunos atualmente inscritos nessa etapa ou que vão concluir até 2025.

Candidatos do Enem entram pra fazer a prova no UniCeub, em Brasília
Candidatos do Enem entram pra fazer a prova no UniCeub, em Brasília - Folhapress

Segundo ele, seria uma compensação no exame pela carga menor do que a debatida atualmente pelos deputados —hoje são 1.800 horas/aula, ante as 2.100 horas/aula discutidas pelos deputados.

A ideia é incluir uma bonificação de 5% para a nota dos estudantes que foram afetados pela reformulação da grade curricular básica com a redução da carga horária das disciplinas da formação geral básica para 1.800 horas/aula, mas que foram submetidos ao padrão antigo de prova do Enem.

Para facilitar a aprovação, ele sugere deixar as instituições livres para adotarem ou não a bonificação como critério.

"Precisamos corrigir essa injustiça com uma bonificação e a nossa proposta é que esses estudantes prejudicados obtenham um acréscimo de 5% em sua pontuação final", diz o parlamentar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.