Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus indígenas

Juiz recua de suspensão da demarcação de terra indígena de Raoni

Magistrado retrocedeu em própria decisão, que atendia a pedido de deputada bolsonarista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O juiz federal Hilton Savio reverteu, na última sexta-feira (8), a própria decisão que havia tomado, dias antes, suspendendo a demarcação da Terra Indígena Kapôt Nhinore, no Mato Grosso, onde nasceu o Cacique Raoni.

Na terça-feira (5), Savio acolheu um mandado de segurança protocolado pela deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT), que pedia a suspensão do processo de demarcação do território, que é de responsabilidade da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e do Ministério dos Povos Indígenas.

Porém, três dias depois, o mesmo juiz reconheceu, de ofício, a "incompetência absoluta da Justiça Federal para julgar o presente mandado de segurança, uma vez que impetrado contra ato de ministra de Estado".

Cacique Raoni durante evento em Brasília
Cacique Raoni durante evento em Brasília - Pedro Ladeira - 5.jun.2023/Folhapress

Segundo o ISA (Instituto Socioambiental), o território onde nasceu Cacique Raoni tem 362 mil hectares, fica na fronteira com o Pará e abriga três povos: Mebengôkre Kayapó, Yudja e os isolados Capot/Nhinore, que vivem em isolamento.

Atualmente, o território está em estudo e aguarda portaria declaratória, passo que, na prática, delimita e protege a área contra invasores. Depois, ele precisa ser declarado pelo Ministério da Justiça e homologado pela Presidência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.