Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Campanha de Nunes tenta emplacar marca 'radical de centro', que era de Bruno Covas

Tucanos críticos do emedebista falam em apropriação; Baleia Rossi diz que origem de PSDB e MDB é a mesma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado federal Baleia Rossi, presidente do MDB e coordenador da campanha à reeleição de Ricardo Nunes (MDB), tem afirmado em entrevistas que o prefeito de São Paulo é um "radical de centro".

Essa expressão era um dos bordões de Bruno Covas (PSDB), que foi eleito para o cargo de prefeito da capital em 2020, com Nunes como seu vice. Em 2021, o tucano morreu e o emedebista assumiu o posto.

A utilização da expressão tem gerado incômodo em aliados de Bruno Covas que se distanciaram de Nunes e que avaliam sua gestão como uma ruptura com a do antecessor.

Ricardo Nunes (MDB, à esq.) e Bruno Covas (PSDB) durante votação na eleição de 2020
Ricardo Nunes (MDB, à esq.) e Bruno Covas (PSDB) durante votação na eleição de 2020 - Reinaldo Canato-29.nov.2020/Folhapress

É o caso de Orlando Faria, que foi secretário municipal na gestão de Bruno Covas e que deixou o cargo de presidente do diretório do PSDB da capital para se tornar um dos coordenadores políticos da pré-candidatura de Tabata Amaral (PSB-SP).

"Nunes tenta roubar descaradamente o discurso de Bruno Covas, mas as diversas imagens dele olhando com paixão para Jair Bolsonaro [ex-presidente, PL] não deixam que ele transmita verdade. Enquanto o Bruno se colocava como um radical de centro, o Nunes consegue ser radicalmente incompetente em várias frentes", afirma Faria.

Baleia Rossi afirma que considera "sempre bom estar em sintonia com Bruno e os covistas."

"É algo que conseguimos resgatar a partir de 2019, quando o então presidente do PSDB, Bruno Araújo, fez questão de ir à convenção nacional que me elegeu presidente do MDB, oportunidade em que defendi a retomada da nossa identidade. Na sequência, em 2020, quando o próprio Bruno Covas escolheu o Ricardo como vice e, assim, conseguimos formar uma chapa PSDB-MDB pela primeira vez após 1988", afirma o emedebista.

"Somos da mesma origem, especialistas em formação de frente amplas", completa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.