Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bivar fracassa em tentativa de cancelar convenção do União Brasil

Expectativa é que advogado Antônio Rueda seja eleito novo presidente do partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Sob ameaça de derrota, o atual presidente do União Brasil, Luciano Bivar (PE), fracassou na tentativa de cancelar a convenção nacional que deve eleger o advogado Antônio Rueda como novo presidente do partido e o atual secretário-geral, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, como vice-presidente.

Presidente do União Brasil, Luciano Bivar, foi derrotado em tentativa de cancelar convenção
Presidente do União Brasil, Luciano Bivar, foi derrotado em tentativa de cancelar convenção - Ronny Santos/Folhapress

Após publicar edital de cancelamento da convenção, Bivar foi contestado por nomes como ACM Neto, o presidente da Câmara municipal de São Paulo, Milton Leite, e outras lideranças partidárias.

Sem conseguir um acordo, Bivar fez um pronunciamento aos presentes e afirmou que a decisão de cancelar foi para preservar o partido, para que não haja judicialização, e que a nova data seria necessária para sanar erros formais.

A seguir, ACM Neto argumentou que o pedido de antecipação foi feito ao STF (Supremo Tribunal Federal) e que Bivar sabia disso. O secretário-geral solicitou, então, que o deputado reconsiderasse sua decisão e conduzisse a convenção.

Os membros da comissão instituidora, então, aprovaram recurso apresentado pela maioria absoluta da Executiva do partido contra decisão de Bivar de cancelar a convenção. Foram 15 votos favoráveis ao recurso. Desta forma, a votação marcada para esta quinta-feira (29) será mantida.

Estão presentes na sede do partido nomes como o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o ministro do Turismo, Celso Sabino, além de deputados e senadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.