Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presença em ato de Bolsonaro ameaça apoio do PSDB a Nunes em SP

Presidente do partido disse a Temer que prefeito não deveria participar de ato na avenida Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do PSDB, Marconi Perillo, disse ao ex-presidente Michel Temer (MDB) em conversa na semana passada que se o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), quisesse o apoio tucano, não deveria ir ao ato convocado para domingo (25) por Jair Bolsonaro (PL). O emedebista foi à manifestação na companhia de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e teve participação discreta.

Perillo também afirmou que o partido gostaria de escolher nome para a vice do emedebista. Sobre a manifestação, Temer ponderou que o MDB havia aconselhado que Nunes não fosse, mas que ele já tinha tomado a decisão de comparecer.

O vice de Nunes deve ser indicado pelo PL, o maior partido da aliança construída pelo emedebista.

Temer afirma, via assessoria de imprensa, que as ponderações na conversa foram feitas para serem analisadas com o tempo. Ele também diz que Nunes manteve toda a estrutura do PSDB herdada de Bruno Covas, de quem foi vice-prefeito até 2021, e que acredita que os partidos caminharão juntos na eleição, pois têm boa relação.

Ricardo Nunes (MDB) com tucano de madeira que ganhou durante evento do PSDB em São Paulo
Ricardo Nunes (MDB) com tucano de madeira que ganhou durante evento do PSDB em São Paulo - Rubens Cavallari-15.jul.2023/Folhapress

Ex-governador de Goiás, Perillo diz, por meio de sua assessoria de comunicação, que não tratou do tema com o ex-presidente.

O tucano Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul e presidenciável do partido para 2026, declarou ao jornal O Globo na segunda-feira (26) que o PSDB não deve apoiar o emedebista, pois ele fez "a escolha de um caminho de se associar justamente ao Bolsonaro, o que diverge, destoa, do que o PSDB está buscando representar, de uma alternativa nesse contexto político nacional [de polarização entre PT e o ex-presidente]".

As alternativas avaliadas no PSDB são o lançamento de candidatura própria ou o apoio a Tabata Amaral (PSB).

Ainda que o PSDB deva enfrentar redução significativa de seu espaço na Câmara Municipal, onde atualmente possui oito vereadores, o partido tem grande peso simbólico para a campanha de Nunes, que assumiu a gestão municipal com a morte de Bruno Covas em 2021.

Ricardo Nunes (MDB, dir) e governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) durante ato em apoio a Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista
Ricardo Nunes (MDB, dir) e governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) durante ato em apoio a Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista - Reprodução-26.fev.2024/Instagram

O emedebista até hoje utiliza placas de inauguração e de eventos com o nome de seu antecessor e se diz representante da gestão do prefeito tucano.

Se na cúpula do partido a relação com Nunes vive estremecimento, os tucanos paulistas têm se mobilizado para defender o apoio a Nunes.

Na terça-feira (27), a bancada de deputados estaduais da federação PSDB-Cidadania se reuniu e anunciou endosso à pré-candidatura de Nunes.

Secretário-executivo do gabinete do emedebista, Fábio Lepique disse ao Painel que " Leite e seus asseclas querem demolir o projeto de Bruno Covas".

O objetivo do governador, segundo ele, é criar um palanque próprio na capital que possa servir para projetar possível candidatura presidencial em 2026, mesmo que com isso possa favorecer a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.