Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputada processa governo de SP por falta de acompanhante para filho autista na rede estadual

Andréa Werner (PSB) diz que escolas não têm profissionais especializados e barram acompanhantes pessoais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP) decidiu processar o governo de São Paulo devido ao que descreve como falta de inclusão escolar na rede estadual para o seu filho Theo, um adolescente autista de 15 anos. A parlamentar cobra a presença de acompanhante terapêutico dentro e fora da sala de aula.

Werner disse que disponibilizará em seu site oficial o modelo da ação em seu site oficial até o final desta semana, para que outras pessoas em situações similares possam processar o governo de São Paulo.

Na ação, a deputada afirma que a escola em que seu filho Theo foi matriculado este ano, ao ingressar no ensino médio, não tem profissionais de apoio acompanhantes especializados em autismo ou CAA (comunicação aumentativa alternativa) e não permite que sua acompanhante pessoal ingresse na escola.

Andréa Werner (PSB), deputada estadual, durante debate sobre políticas de saúde no auditório da Folha
Andréa Werner (PSB), deputada estadual, durante debate sobre políticas de saúde no auditório da Folha - Lucas Seixas-8.nov.2023/Folhapress

A peça, assinada pela advogada Camila Varella e apresentada à Justiça de São Paulo na semana passada, afirma também que a escola ignorou todo o projeto pedagógico que vinha sendo construído com o adolescente, desde 2021, em escola municipal na cidade de Vinhedo, impondo uma nova avaliação por 30 dias.

Em fala no plenário nesta terça-feira (27), a deputada criticou veto do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) a trecho de seu projeto de lei sobre direitos a alunos com deficiência na rede de ensino de São Paulo. A passagem vetada tratava do acesso de acompanhantes terapêuticos nas unidades de ensino. O projeto foi sancionado em outubro do ano passado e virou a lei 17.798/2023.

"O estado não contrata equipe de apoio qualificada e aposta em formação continuada baseada em achismo e pensamento positivo. A realidade é ignorada. Eu tentei por meses uma reunião com o Tarcísio para falar do meu projeto antes que tivesse partes vetadas sem motivação coerente e embasada", disse a deputada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.